Morre Dona Iris. Ex-deputada será velada no Paço Municipal

Compartilhe

Morreu nesta terça, 21, aos 79 anos, a ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás Iris de Araújo Machado, a Dona Iris. Ela estava internada no Hospital Albert Eistein e foi submetida a uma cirurgia de pulmão no final de semana, mas não resistiu às complicações. 

Dona Iris será velada a partir das 7 horas desta quarta-feira de cinzas, no Paço Municipal, em Goiânia. O velório será aberto ao público. O sepultamento está marcado para às 17 horas, no Cemitério Santana, em Campinas.

Políticos de Goiás e de todo o país estão lamentando a morte da ex-deputada, que foi presidente do MDB goiano e vice-presidente do MDB nacional. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado e a primeira-dama Dona Gracinha lamentaram a morte da líder emedebista. “Dona Iris exerceu grande protagonismo na política estadual ao lado de Iris Rezende, com quem foi casada por mais de 50 anos”, diz a nota. 

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz e a primeira dama Telma Cruz também lamentaram a perda dos goianienses. Foi decretado luto em Goiânia de três dias. “O Brasil e Goiás perdem uma das mais expressivas lideranças femininas, que ao longo de décadas esteve na linha de frente na defesa dos direitos das mulheres e dos ideais democráticos”, diz Rogério. 

O presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo também decretou luto de três dias em homenagem a Dona Iris. Viúva de Iris Rezende Machado, dona Iris deixa os filhos Adriana, Ana Paula e Cristiano e dois netos. A família ainda não se recuperou da perda de Iris Rezende Machado, que morreu em novembro de 2021, vítima de complicações de um aneurisma cerebral. 

Prefeito Rogério Cruz decreta luto oficial por três dias pelo falecimento da ex-primeira-dama de Goiás e ex-deputada federal, Iris de Araújo, aos 79 anos

Goiás e o Brasil perdem uma das mais expressivas lideranças femininas, que ao longo de décadas esteve na linha de frente na defesa dos direitos das mulheres e dos ideais democráticos.

Eu e a primeira-dama, Thelma Cruz, manifestamos nosso profundo pesar pelo falecimento, aos 79 anos, nesta terça-feira (21/01), da ex-primeira-dama de Goiás e ex-deputada federal, Iris de Araújo. Ela estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, foi submetida a uma cirurgia no pulmão, no final de semana, mas não resistiu às complicações.

Diante da contribuição história de Iris de Araújo ao desenvolvimento e bem-estar da capital Goiânia e do Estado de Goiás, decretamos luto oficial por três dias.

Na segunda metade dos anos 1960, ela iniciava a trajetória ao lado do então prefeito de Goiânia, Iris Rezende, quando desenvolveu importantes ações sociais como primeira-dama do município.

Em 1994, aceitou o desafio de ser a primeira mulher a disputar o posto de vice-presidente da República na chapa liderada por Orestes Quércia.

Em duas ocasiões, assumiu o mandato de senadora da República, com atuação destacada.

Também cumpriu dois mandatos como deputada federal em uma exitosa representação do povo goiano.

No campo social, foi fundadora e a primeira presidente da Fundação Legionárias do Bem-Estar Social, na Prefeitura de Goiânia. No Governo do Estado, em duas oportunidades, na Presidência da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), desenvolveu intenso trabalho social.

Ao longo de mais de 50 anos de dedicação à atividade pública, sempre foi defensora das grandes mudanças em prol dos direitos fundamentais da pessoa humana, para se alcançar objetivos de paz, justiça e amor.

Neste momento de grande pesar, elevamos o pensamento a Deus para que console o coração dos filhos Cristiano, Ana Paula e Adriana, netos, familiares, amigos e todos os que admiram a trajetória de nossa eterna Dona Iris.

Rogério Cruz
Prefeito de Goiânia