Meirelles minimiza críticas de Lula, mas descarta mudança na autonomia do BC

Compartilhe
Em entrevista à rede de TV CNN, o ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles fez uma avaliação das críticas do presidente Luíz Inácio Lula da Silva sobre autonomia do Banco Central e a gestão do presidente Campos Neto à frente da instituição.
Para Meirelles, a responsabilidade pela condução da economia do país não é do Banco Central. “Essa é um função do Executivo, do governo federal através da política fiscal e de uma série de outras políticas que podem fazer o país crescer e aumentar sua produtividade”, disse o ex-ministro.
Um dos nomes mais respeitados no mundo econômico, justamente por ter controlado a inflação em 2016, Henrique Meirelles reiterou que a função do banco central é muito específica. “A função do BC é controlar a inflação e ela está alta. E a experiência internacional e brasileira mostra claramente que a melhor maneira de controlar a inflação e usar a taxa os juros. E a melhor maneira do Banco Central contribuir com o crescimento do país é trazer a inflação para a meta”, explicou HM.
Henrique Meirelles chegou a ser cotado para o Ministério da Fazenda após tentar candidatura ao Senado por Goiás pelo PSD. Muitos ainda sonham com o ingresso de Meirelles no governo federal para segurar a inflação, mas enfrenta resistência nas hostes do Partido dos Trabalhadores.
Henrique descartou aprovação no Congresso de mudanças no comando do BC. Meirelles minimizou as críticas de Lula ao presidente da instituição, mas defendeu a autonomia e independência do BC. “Na minha época de presidente, eu agia de forma independente, apesar de não haver ainda a lei de independência do banco”, disse. “Acho normal essas reclamações e é uma assunto que vai passar”.
Relacionadas
Newsletter
Receba nossas novidades em primeira mão, assine nossa newsletter.