HGG realiza primeiro transplante renal intervivos de 2023

Compartilhe

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realizou nesta quarta-feira (15) o primeiro transplante renal intervivos de 2023. Rodrigo Filho, de 20 anos, recebeu um rim da mãe, Beatriz Soares Barbosa, de 45 anos.

O transplante intervivos é possível quando o doador é parente do receptor, maior de idade e possui compatibilidade para a doação. “É maravilhoso dar uma vida melhor para ele”, disse Beatriz, antes de entrarem para o centro cirúrgico

“Como ele tem outros problemas de saúde, era preciso organizar para fazer o transplante, agora tudo certo. É maravilhoso, é como dar a vida de novo para o filho”, comemorava. “Que ele tenha uma vida melhor”, desejou ainda.

O HGG é referência no serviço de transplante renal, implantado no ano de 2017. Desde então, a unidade de saúde já realizou 776 procedimentos, dos quais 725 deles envolvendo doador falecido e 51 intervivos.

“Atualmente, Goiás conta com 314 pessoas aguardando um transplante renal”, informa a gerente de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Katiúscia Freitas.

Leia também: Fux envia para Justiça do DF pedido para investigar Bolsonaro